COMO INVESTIR DINHEIRO
Como começar a investir em mercado acionista?
Como investir dinheiro? Apesar do ambiente económico parecer sempre muito incerto e a decisão de investimento sempre muito delicada e trabalhosa a verdade é que a longo prazo o investimento é a melhor forma de colocar o seu dinheiro a render.
Ouvimos muito falar sobre “investir em ações” em filmes e palestras, mas o que exatamente isso significa? Como investir dinheiro em ações? O que ocorre quando você realiza esse tipo de investimento? Devemos entender que o capital de uma empresa é dividido em centenas ou até mesmo milhares de pequenas partes. E, portanto, cada uma delas é uma ação. Isso significa que quando você investe em ações, está comprando frações do capital social de uma organização, tornando-se um acionista da companhia.
Sendo assim, ao comprar esses papéis no mercado, o investidor passa a ter direito sobre os resultados dos negócios, por meio dos ativos e de resultados financeiros (sejam eles positivos ou negativos).
Mas, afinal, como investir dinheiro na bolsa de valores?
Quer seja para complementar a sua reforma, aumentar os seus rendimentos mensais atuais, diversificação de risco ou simplesmente aumentar o seu património, como investir dinheiro em ações surge sempre como uma possível questão.
Porquê?
- Boa fonte de receita passiva;
- Facilmente convertido em dinheiro;
- Rentabilidades interessantes, seja pelo valor de dividendos obtidos, como pela valorização da ação no médio/longo prazo;
- Excelente investimento em tempos de maior inflação, uma vez que o valor é altamente correlacionado com taxa de inflação;
- Boa alternativa com pouco dinheiro.
Quer seja para complementar a sua reforma, aumentar os seus rendimentos mensais atuais, diversificação de risco ou simplesmente aumentar o seu património, o investimento surge sempre como a melhor solução. Então como fazer o seu dinheiro render?
Então como investir dinheiro no mercado acionista?
A decisão de como investir dinheiro no mercado acionista será sempre uma decisão complexa, deverá ponderar vários fatores:
1)Deverá definir o seu objetivo
Está a investir com que propósito? Para obter mais rendimentos no curto prazo? Ou no longo prazo? Comprar para manter? Ou comprar para vender?
2)Que tipo de ações lhe interessam?
Optará por investir em mercado nacional ou mercado internacional? É opção para si investir em ações individuais ou ETF’s? Deverá ponderar esta decisão de como investir dinheiro em mercado acionista com os objetivos que definiu.
3)Considere todos os custos envolvidos quando investir no mercado acionista.
No ato da compra de uma ação, para além do valor da compra, terá de somar os custos com a transação, eventuais câmbios e custos de manutenção da ação. Assim, e de acordo com o montante que decidir investir poderá saber até que valores poderá fazer a sua compra.
4)Avaliar a rentabilidade bruta e líquida do quando investir em mercado imobiliário.
Num processo de compra, do valor da venda que que conseguirá obter, não se esqueça de perceber que valor da renda é que vai pagar ao Estado através de impostos. Assim, consiga ter uma noção real da sua rentabilidade bruta e da sua rentabilidade líquida.
5)Irá investir apenas com capitais próprios ou recorrerá a financiamento?
De acordo com o portfólio que tiver decidido ter ambas as situações podem fazer sentido. Importante é ter tudo estruturado, de forma a ter um nível de risco que lhe seja confortável ao mesmo tempo que consegue maximizar a sua rentabilidade. Desde que a taxa de rentabilidade do seu ativo seja superior à taxa de juro poderá compensar aumentar o seu valor de dívida. Mas quanto? Até ao ponto que maximiza o valor do seu património sem aumentar demasiado a probabilidade de insolvência uma vez que uma maior percentagem de endividamento leva necessariamente a um aumento da probabilidade de não conseguir pagar as suas prestações.
COMO INVESTIR DINHEIRO? COMO PODEMOS AJUDAR?
TEMOS 4 SERVIÇOS DISPONIVEIS. ESTÃO INTERLIGADOS! PODERÃO SER ADQUIRIDOS ISOLADAMENTE OU NA TOTALIDADE
1)Consultoria Financeira
Através do nosso serviço de consultoria financeira, ser-lhe-á apresentado um questionário. Com base nas respostas que der ao questionário definiremos o seu perfil de risco e horizonte temporal do investimento. Com base nesse perfil e preferências pessoais construiremos o seu portfólio ótimo, por classe de ativos (cash, mercado imobiliário, mercado acionista, commodities, etc) e a sua estrutura ótima de capital (debt/equity ratio) ou seja o nível de endividamento que deverá ter para maximizar o seu património com um nível de risco que se adapte às suas preferências e perfil.
2)Crédito Consolidado
Após definido as alocações de capital e o valor ótimo de endividamento trabalharemos a nossa rede de parceiros (bancos e intermediários de crédito) para conseguir propor-lhe as melhores condições de financiamento de forma a minimizar as suas prestações.
3)Investir em Mercado Imobiliário
Como investir em imóveis? Detemos dentro da nossa carteira de investimentos, imóveis selecionados de forma a conseguir obter um rendimento que atinja no mínimo 7% de rentabilidade anual. São imóveis que lhe serão vendidos alugados. Não cobramos comissões. Pretendemos que consiga ter acesso a um imóvel já rentabilizado, ajudando-o na decisão, processo de compra. Um imóvel que lhe permitirá obter rentabilidade no próprio mês que o comprar. Um investimento imobiliário feito de forma assertiva, transparente e com um risco controlado. Poderá ver alguns dos nossos imóveis disponíveis aqui.
4)Investir em Mercado Acionista
Se decidiu formular um portfólio, ele não pode ser considerado completo, sem algum investimento em mercado acionista. Porquê? Porque é um veículo de investimento que permite retornos muito interessantes, ao mesmo tempo que permite uma ótima diversificação.